Anexo da revista art&art magazine destinado a divulgação da melhor arquitetura e design do Brasil.
A meu ver, arquitetura é invenção. E, sob esse prisma de compreensão, é que realizo os meus projetos, sempre em busca da beleza, de soluções expressivas, diferentes, capazes de causar surpresa.
O arquiteto é um cidadão como outro qualquer; mantendo-se sempre livre para atender os mais diversos programas a ele apresentados, deve permanecer atento à necessidade de mudarmos a sociedade, fazer emergir um mundo mais justo e solidário.
Estou muito ciente do nível de qualidade que vêm sendo alcançado por arquitetos brasileiros. Cada arquiteto deve ter a sua arquitetura, cultivar, de maneira autônoma, a sua intuição criadora e fugir da repetição…
Oscar Niemeyer
A maioria das mais bem conceituadas marcas do setor do mundo que apresentaram novas criações ao mercado no Salone del Mobile de Milão, algumas delas já podem até ser adquiridas e embelezar a sua casa. Selecionamos, peças que foram um verdadeiro sucesso e nos ajudam a entender o panorama geral da maior feira do mundo. ver mais
Philippe Starck e John Hitchcox lançam primeiro hotel yoo2 do Brasil
Cada hotel Yoo2 é diferente. Cada um é uma expressão individual de influências locais; uma interpretação única de localização e espaço de vida.Lobbies já não são apenas lugares para loiter e esperar. Eles são agora mostra para DJs locais, fabricantes e artistas. Longe de espaço morto do hotel, um hall de entrada Yoo2 é uma área de estar exuberante para os hóspedes para trabalhar, brincar, comer, beber, conhecer e pensar.
De frente para a Baía de Guanabara e com vista para o Pão de Açúcar e Corcovado, o empreendimento terá 143 apartamentos, com design arrojado. A experiência inusitada já começará no check-in. O yoo2 não terá balcão de entrada e o registro de entrada e saída dos hóspedes será feito por iPads.Os clientes poderão ouvir boa música em todos os ambientes, principalmente no rooftop, que tem vista para a cidade, piscina, bar e mesa de DJ. A gastronomia também será destaque com cozinha comandada pelo Chef gaúcho Marcelo Schambeck.
Formado em arquitetura, com peças premiadas nos principais concursos nacionais e internacionais de design, Jader Almeida conquista cada vez maior destaque e segue aprimorando seu trabalho com a participação em feiras, exposições, visitas técnicas e cursos em diversos países.
“Busco a racionalidade, a geometria simples, em formas puras com estética atemporal. Busco criar produtos com valores duráveis. Abordar a herança dos mestres, mas com o olhar para frente, pensando que as escolhas de hoje serão o reflexo do amanhã.”
Patricia Urquiola assina novo hotel em Milão
Hotel Giulia é o primeiro da cadeia espanhola Room Mate na cidade
O hotel reflete a cidade por meio de suas cores, materiais, ironia, mistura de linguagens e ainda por seu rigor. Brinquei com importantes momentos de Milão: 50’s, 60’s e 80’s”, afirma a arquiteta e designer espanhola. “Você está em pleno Centro, mas com a intimidade de uma casa.”
No coração de Milão, a poucos passos da Piazza Duomo e da Galleria Vittorio Emanuele. É lá, em um edifício de 1910, antiga sede administrativa de um banco, que está instalado o Giulia, primeiro hotel da cadeia espanhola Room Mate na cidade, terceiro na Itália.
Os ares clássicos e austeros da arquitetura se limitam à fachada do prédio. Nos interiores expressivos, totalmente remodelados por Patricia Urquiola e equipe, se vê um mix bem temperado entre a modernidade e a tradição que definem Milão. ver mais
Spanish designer Patricia Urquiola's latest seating range for Italian brand Moroso.
Rolf Sachs suspende pedaço de rocha no interior do Saltz restaurante
Uma parede de sal, relógios ferroviários e uma pedra pendurada em cordas de escalada vermelhas no restaurante suíço por o artista Rolf Sachs no The Dolder Grand Hotel de Zurique.
O restaurante Saltz abriu na semana passada no hotel histórico, que pela primeira vez recebe hóspedes desde 1899, mas foi prorrogado por a empresa britânica Foster + Partners em 2008, incluindo 175 quartos e um amplo spa. ver mais.
Destaques no A`Design Awards 2016
9 designers e arquitetos do país foram contemplados no prêmio italiano
Bench Acqua Bench Golden A' Design Award Winner for Furniture, Decorative Items and Homeware Design Category in 2015 Ronald Scliar Sasson for Voler
De Beers Armchair A' Design Award Winner for Furniture, Decorative Items and Homeware Design Category in 2015 Ronald Scliar Sasson for Sergio Bertti Móveis
Fernanda Marques, Interior Space and Exhibition, ganhou com projeto de interiores London Penthouse
Bench Acqua Bench Golden A' Design Award Winner for Furniture, Decorative Items and Homeware Design Category in 2015 Ronald Scliar Sasson for Voler
Design brasileiro na casa de Warchavchik
A Casa Modernista da Rua Santa Cruz (SP) - obra símbolo de Gregori Warchavchik, arquiteto pioneiro desse movimento -, serve de palco para um diálogo aberto entre o design moderno e o design contemporâneo no Brasil. A fim de reverenciar a produção nacional, nossa diretora de estilo, Adriana Frattini, colocou lado a lado móveis e objetos de diferentes fases. E a locação eleita não poderia ser mais apropriada. ver mais
Paulo Mendes da Rocha e o escolhido para receber o Golden Lion da Bienal de Veneza.
O arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha será premiado com o Leão de Ouro pelo
conjunto da sua obra na Bienal de Veneza no final deste mês.
Mendes da Rocha - conhecido por projetos como o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e do Museu Brasileiro da Escultura - foi selecionado pelo curador da Bienal deste ano Alejandro Aravena para o prestigiado prémio de arquitectura.
A citação de Aravena e do conselho de administração da Bienal elogiou o arquiteto pela intemporalidade de seus projetos.
"Muitas décadas depois de ter sido construído, cada um de seus projetos têm resistido ao teste do tempo, tanto estilisticamente como fisicamente", disseram eles. "Essa consistência surpreendente pode ser a consequência de sua integridade ideológica e seu gênio estrutural."
Destaques do Design Brasileiro 2016 em Milão
Participação da MADE (Mercado. Arte. Design) – (evento nacional de design colecionável idealizado por Waldick Jatobá) na Semana do Design de Milão que apresentou o melhor da produção moderna e contemporânea brasileira.
Banco Mocho Cuera, de Inês Schertel
Vasos No Water, de Get Lost
Armário Bucha Soberana, de Cultivado em Casa
Banco Mocho Cuera, de Inês Schertel
Os arquitetos da Liddicoat & Goldhill de Londres transforman um celeiro do século 18 em uma linda casa de campo.
O estúdio Liddicoat & Goldhill de Londres remodelou um celeiro abandonado em Kent, Inglaterra, para criar uma casa com portas accionadas mecanicamente e uma escadaria que envolve uma chaminé.
Nomeado Ancient Party Barn, a casa dispõe de um conjunto de edifícios do século18 que funcionava como um celeiro, laticínios e estábulos para uma fazenda na zona rural de Folkestone.
Os Arquitetos David Liddicoat e Sophie Goldhill foram incumbidos de transformar os edifícios em uma casa de um casal que são ávidos colecionadores de artefatos arquitetônicos, e que estavam à procura de um
refúgio da cidade.
Apartamento exala perfume oriental
Projeto faz referência às origens do proprietário
Pinceladas da cultura japonesa desenham o projeto desse apartamento de 370 m², desenvolvido pela arquiteta Debora Basso, em Santo André, na região metropolitana de São Paulo. Trata-se de um pedido dos proprietários, isso porque ele é oriental e ela, brasileira.
Por isso, o casal quis unir as duas culturas em seu novo lar, mas sem caracterizar o projeto como algo temático. Desse modo, a arquiteta utilizou pequenas sutilezas para compor os espaços. Ver Mais
Elegância minimalista na nova townhouse da Jo Malone
O endereço não é apenas nosso novo headquarter, mas sim uma flagship que sintetiza o senso de elegância e de recepção da Jo Malone. Nós somos uma marca inglesa de coração e, por isso, não poderíamos encontrar um lugar mais apropriado do que esta bela obra georgiana, repleta de personalidade e de luz", revela Jean-Guillaume Trottier, Global General Manager da Jo Malone. ver mais
A maior data no calendário de design de móveis do mundo cai em uma terça-feira em abril, marcando o início da anual Salone Internazionale del Mobile, uma semana repleta de eventos, exposições e apresentações, onde todos que são alguém no projeto internacional e fabricação de móveis se reúne para acompanhar os mais recentes desenvolvimentos no campo.
O Salone está agora em seu ano 55, defendendo a inovação e internacionalidade - na verdade, o número de expositores estrangeiros subiu de novo, agora tornando-se quase 30% de todos os fabricantes na feira. Claramente vai ser uma edição interessante, tanto em termos da ampla oferta comercial de um line-up das empresas top especialistas no mercado nacional e internacional e em termos de busca de um equilíbrio entre a tradição e a inovação em nome da qualidade e cultura. ver mais
Charmosa Joalheria Solange Azagury-Partridge em Londres
Airbnb revela os seus espaços de escritórios adaptáveis em Londres, São Paulo e Cingapura
O projeto do escritório em São Paulo foi liderado pela empresa de base local MM18 , cujo objetivo era criar um escritório "funcional e bonito". Eles também queriam proporcionar espaço suficiente para uma equipe em crescimento e em desenvolvimento, enquanto transmite a sensação de uma propriedade Airbnb no Brasil.
MM18 organizou o espaço em torno de uma grande área de recolhimento
"Escolhemos trabalhar com a MM18 por seu conhecimento abrangente da cultura e do design brasileiro", disse Airbnb. "Através de MM18, fomos capazes de trazer fabricantes locais, designers de móveis, designers têxteis e designers industriais."
O projeto do escritório em São Paulo foi liderado pela empresa de base local MM18 , cujo objetivo era criar um escritório "funcional e bonito". Eles também queriam proporcionar espaço suficiente para uma equipe em crescimento e em desenvolvimento, enquanto transmite a sensação de uma propriedade Airbnb no Brasil.
O projeto do escritório em São Paulo foi liderado pela empresa de base local MM18 , cujo objetivo era criar um escritório "funcional e bonito".
Eles também queriam proporcionar espaço suficiente para uma equipe em crescimento e em desenvolvimento, enquanto transmite a sensação de uma propriedade Airbnb no Brasil.
Os Revestimentos 3D estão com tudo
O 3D board é um novo tipo de material de decoração para interiores. Moderno e simples, a sua composição é totalmente natural e ecologicamente correta utilizando fibras vegetais, em alto relevo, tridimensional, artístico e elegante, processadas mecanicamente sem a utilização de químicos nocivos a saúde.
Ótima alternativa de revestimento para salas, quartos, painéis, lojas, escritórios, vitrines com opção em vários modelos. O seu design é inspirado em obras artísticas criando ambientes vivos de texturas atraentes e cores variadas. Esse material pode ser aplicado em vários tipos de superfícies, como alvenaria, gesso acartonado e MDF, e servindo de pano de fundo para salas de televisão e estar, bibliotecas, vitrines, e outros ambientes, sempre trazendo a sensação de elegância e conforto ao espaço. Criando ambientes individuais, criativos , elegantes e modernos para completar a decoração dos ambientes.
Varanda integrada por Diego Rebollo
A luz natural e o verde da vista foram incorporados por meio da integração da varanda à sala, o que criou um ambiente aconchegante e neutro.
Incorporamos a varanda à sala e abrimos os vãos para deixar o verde e a luz entrarem. ver mais
Apê com porcelanato do piso ao teto
Impossível não notar o revestimento que cobre a cozinha do chão até o alto, literalmente. O material integrou os espaços e definiu uma decoração mais neutra
A planta sofreu modificações, somando metade da varanda ao living, sem alterar a fachada do prédio. Já que havia mais espaço interno, o arquiteto Diego Revollo sugeriu alargar o setor íntimo, alinhando-o com a porta da varanda. Assim nasceu um extenso painel de madeira com panos fixos e largas portas de correr, as quais dão acesso às duas suítes. Diego analisa: “A divisória de folha de nogueira americana é um elemento estrutural que faz parte da decoração e manda nela” ver mais
Muita delicadeza em esta sala feminina dos arquitetos Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães
Em Salvador, coube aos arquitetos Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães, da Manarelli Guimarães Arquitetura, reformar este apartamento da década de 1950. O primeiro passo foi derrubar as paredes, processo que terminou por expor pilares e vigas de concreto que servem de base para a decoração. No decór da sala, tons sóbrios e claros receberam cores e estampas pontuais presentes no mobiliário.
O magnifico apartamento no The Plaza Hotel,
onde o famoso arquiteto
Frank Lloyd Wrigh moro
enquanto estava projetando o Museu Guggenheim.
Para a 41ª edição do SPFW, no prédio da Bienal, a Vogue criou um lounge que exala brasilidade. O pedido entregue ao escritório Ayrosa Design, de Chris Ayrosa, responsável pelo projeto, foi de um espaço que ressaltasse as principais qualidades do nosso país. E a responsabilidade era grende, já que o local tradicionalmente reúne os maiores estilistas e formadores de opinião da atualidade. Como resposta, Chris elegeu uma boa dose de elementos naturais, a exemplo do bambu, materiais sustentáveis, móveis de designers nacionais, da Artefacto, e estampas e objetos de decoração com motivos indígenas.
Rain Suspension, Studio Italia Design Suspended like drops of water, the Rain pendants can be installed solo or in groups above tables and bars or in lobbies and atriums. The chrome-framed fixture heads are 8.26” tall and can be suspended up to 157.48”. In 3000K with a CRI of 80, each fixture delivers 650 lumens. Diffuser options include matt white, rose gold, and coppery bronze
Rain Suspension, Studio Italia Design Suspended like drops of water, the Rain pendants can be installed solo or in groups above tables and bars or in lobbies and atriums. The chrome-framed fixture heads are 8.26” tall and can be suspended up to 157.48”. In 3000K with a CRI of 80, each fixture delivers 650 lumens. Diffuser options include matt white, rose gold, and coppery bronze
Sete Luminarias Streamlined
Iluminar os espaços com perfeito desenho minimalista.
Contornos suaves e desenhos e formas arredondadas com uma estética atemporal. leia mais
Banheiros com cimento queimado
O cimento queimado é uma tendência absoluta e fica bem em qualquer ambiente – confira banheiros com o revestimento.
Tendência absoluta nos últimos anos, o cimento queimado veio para ficar, conquistando a decoração de salas, cozinhas e quartos. Para provar que o revestimento combina com qualquer ambiente e permite uma variedade de estilos, confira banheiros que usam e abusam do tom. Ver Mais
Restaurante e Oyster Bar / atelierdacosta / Porto, Portugal
Do edifício do século XVIII – cunhal entre a Rua da Fábrica e a Rua Conde de Vizela - apenas os dois primeiros pisos se destinavam ao “Ostras & Coisas”. O terceiro e quarto pisos (este último recuado) estavam habitados, mas em mau estado de conservação da sua construção. O fragmento sobre o qual interviríamos estava ali, como a coluna de Filarete vista por Rossi, na sua redução a espaço e a luz de uma ruína , “devorada pela vida” em redor . No rés do chão ficou o abandono de uma churrasqueira co
A “cidade formal” onde se encontra, esta que se implanta consolidadamente no centro, está num impasse contemporâneo, entre o progresso e a perda de identidade, mas continua a produzir-se pela permanente transferência de vida entre o espaço público e os vários redutos de intimidade pública e privada que encontramos penetrando as fachadas. Fachadas que delimitam propriedade mas não podem demarcar o binómio público /privado, seja essa penetração mais permeável ou mais obstrutiva, segregadora e com
Do edifício do século XVIII – cunhal entre a Rua da Fábrica e a Rua Conde de Vizela - apenas os dois primeiros pisos se destinavam ao “Ostras & Coisas”. O terceiro e quarto pisos (este último recuado) estavam habitados, mas em mau estado de conservação da sua construção. O fragmento sobre o qual interviríamos estava ali, como a coluna de Filarete vista por Rossi, na sua redução a espaço e a luz de uma ruína , “devorada pela vida” em redor . No rés do chão ficou o abandono de uma churrasqueira co
Do edifício do século XVIII – cunhal entre a Rua da Fábrica e a Rua Conde de Vizela - apenas os dois primeiros pisos se destinavam ao “Ostras & Coisas”. O terceiro e quarto pisos (este último recuado) estavam habitados, mas em mau estado de conservação da sua construção. O fragmento sobre o qual interviríamos estava ali, como a coluna de Filarete vista por Rossi, na sua redução a espaço e a luz de uma ruína , “devorada pela vida” em redor . No rés do chão ficou o abandono de uma churrasqueira construída nos anos 80, enquanto no piso 1 terá ficado a ausência de um alfaiate. A este fragmento, que é também em si fragmentado, impunha-se uma intervenção “osteológica” que unisse os fragmentos num projecto de conjunto.
Apartamento transformado em loft
Apartamento é transformado em loft
Proposta ousada exibe soluções simples
E dificil imaginar um loft sendo habitado por uma família, o senso comum é de que este tipo de morada é para jovens solteiros e descolados. Mas, aqui, a proposta do arquiteto Pedro Bazani ganha corpo e adesão dos clientes e prova que um loft industrial pode, sim, ser o lar para uma família com criança pequena. ver mais
A marca do seu talentoso trabalho e a mescla dos estilos modernos e clássicos, utilizando obras de arte e mobiliário antigo ou exclusivo e finalizar seus trabalhos com objetos coloridos e elementos que podem aquecer o ambiente, como madeiras nobres e tecidos naturais.
Os últimos anos foram de pleno reconhecimento ao trabalho de Ronald Scliar Sasson, com premiações internacionais, como o IF Design Award, A’Design Award e o German Design Award Nominee, e o prestígio nacional, como IDEA Brasil e finalista do Museu da Casa Brasileira.
A tela de Marina Saleme, na Galeria Luisa Strina, insere cor entre os neutros do estar, como o sofá da Flexform e as poltronas da Poliform (à dir.), tudo na Casual Interiores, e o tapete da Vitrine
Amplos panos de vidro que vão do chão ao teto, em lugares estratégicos da casa, levam a luz a passear pelos ambientes – até tomar a porta principal e instigar quem chega. Parece um convite irresistível a sentir-se bempor ali. Matisse, Eduardo Coimbra, Edgard de Souza, Marina Saleme, Rodolpho Parigi e Gustavo von Ha aguardam para serem descobertos. E, a essa hora, talvez haja mais nomes admiráveis no living, já que o proprietário é um incansável garimpeiro em leilões ao redor do mundo.
Pé-direito duplo dá imponência a apartamento em Salvador
Do 28º andar deste prédio avista-se o skyline de Salvador, na Bahia. Lá fora está quente, mas, dentro, o pé-direito duplo permite uma brisa fresca e os objetos de design reforçam a atmosfera jovem do imóvel de 318 m².
O projeto do escritório Gabriel Magalhães e Luiz Cláudio Souza Arquitetos, desenhado para um empresário e sua família no bairro Horto Florestal, privilegiou tons claros, ganhou a personalidade da parede de tijolos, da Palimanan, e uma atmosfera calorosa, com bastante madeira clara e verdes exuberantes pontuados.
Móveis raros de Salvador Dalí estão à venda no Brasil
Salvador Dalí também emprestou seu traço irreverente para móveis e luminárias. O mestre do movimento surrealista descansou os pincéis por pouquíssimo tempo, na década de 1930, para real.izar algumas peças em parceria com o designer francês Jean-Michel Frank.
As peças foram produzidas em 1990 pela BD Barcelona Design, e já fizeram parte de uma exposição no Centro Pompidou, em Paris.
Quem disponibiliza as peças raras para compra e : A Herança Cultural, loja especializada em mobiliário de época e contemporâneo. São cinco exemplares: Leda Chair, Leda Low Table, Bracelli, Cajones
Bruno Faucz
Designer catarinense de grande projeção nacional e internacional. Formado em Design de Mobiliário desde 2007 e pós graduado em Master Design Internacional
sala de estar entre o luxo e o estilo urbano
O ar destroyed transforma completamente esta sala de estar, criada pelos arquitetos Carlos Carvalho e Rodrigo Béze, do Studio Ro+Ca. Criado para a 7ª edição carioca da mostra Decora Líder, o espaço, chamado Cafofo, tem pegada urbana, com parede descascada, letreiro de neon e árvore seca, que provocam um contraste. O magnetismo é causado por peças nobres como o pufe 8600, revestido de couro capitonê e o sofá Fofo, no tom rosa chá, em uma adição de cor suave que surpreende, despretensiosamente
Casa Caucaia
Situado dentro da mata de Caucaia do Alto, em Cotia (SP), o projeto arquitetônico foi pensado para preservar a natureza e desfrutar da topografia
Escritório
Estudio Hungaro de Arquitetos
Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2014
Conclusão da obra: 2015
Área do terreno: 3.000 m²
Área construída: 145 m²
Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial
Materiais predominantes:
Aço / Concreto / Tijolos / Vidro
Diferenciais técnicos:
Construção econômica / Design
Situado dentro da mata de Caucaia do Alto, em Cotia (SP), o projeto foi pensado para preservar a natureza e desfrutar da topografia
Os pilotis e a laje suspensa se destacam no projeto arquitetônico
O programa enxuto conduziu uma implantação ortogonal, simples e paralela à rua de acesso particular
Situado dentro da mata de Caucaia do Alto, em Cotia (SP), o projeto foi pensado para preservar a natureza e desfrutar da topografia
Leonardo Lattavo / Poltrona Pantosh
Novas coleções desenhadas por Carlo Colombo, Emanuela Garbin e Maria dell'Orto
A arquitetura dos últimos 40 anos
São Paulo, Brasil, 1998
Pinacoteca do Estado, de Paulo Mendes da Rocha
Fazer coexistirem diferentes épocas em um mesmo tempo é o trunfo da reforma que tornou uma escola do século 19 criada por Ramos de Azevedo em museu de arte para o presente e o futuro. As intervenções de Paulo Mendes da Rocha foram pontuais – e decisivas: a mudança do eixo de circulação do prédio, a cobertura de pátios internos com metal e vidro e a colocação de passarelas metálicas que cruzam esses pátios por cima. “Nada é modificado, ainda que tudo seja transformado.” Assim resumiu Mendes da Rocha o seu pequeno milagre.
Casa Delta é um projeto residencial localizado em Minas Gerais, Nova Lima, Brasil. Projetado por Figura arquitetura.
Projetado para acomodar apenas um casal, esta casa começa a partir de um átrio triangular grande rodeado por uma rampa que liga todos os ambientes, eliminando o uso de escadas. O programa tem lugar em diferentes níveis que são distribuídos ao longo desta rampa, resultando em uma integração visual entre as áreas sociais e átrio.
Dadas as limitações impostas pela topografia difícil, quarto principal e escritório estão localizados no piso inferior da casa, garagem no piso intermédio e áreas sociais em andares superiores. A continuidade da rampa transforma todo o telhado em uma extensão da casa. ver mais
Escritório da Chef - Andrea Duarte e Anna Malta, Casa Cor Rio 2015
Cozinha do Chef - Daniela Dantas,Casa Cor RN 2015